domingo, junho 13, 2010

Como utilizar a ferramenta da Wikipédia com os alunos

Como utilizar a ferramenta da Wikipédia com os alunos
Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os, a saber, perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua.
A Wikipedia está na Internet há vários anos e foi fundada com a idéia de que qualquer pessoa possui conhecimento que pode compartilhar com os outros. É exatamente para isso que a internet foi inventada. O problema da Wikipedia, é que qualquer pessoa pode editar seu conteúdo, em qualquer texto, da forma como quiser, não importando se realmente possui conhecimento sobre aquilo. Muitos professores — ou futuros professores, como eu — não permitem que seus alunos usem a Wikipedia como fonte de referência em seus trabalhos da escola ou faculdade. Alguns alunos até argumentam dizendo que o conteúdo da Enciclopédia Livre é sempre checado e recebem atualizações todos os dias. Isso simplesmente não é verdade.

Um comentário:

  1. É verdade Cris, qualquer pessoa que possui um conhecimento sobre qualquer assunto pode compartilhar com os outros nesta enciclopédia livre Wikipedia, mas apesar de ser assim, tem ajudado muito os nossos alunos em suas pesquizas, apens pedimos para os ,es,os checarem o assunto antes de tirar suas conclusões.
    Valeu cris

    ResponderExcluir